Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade.
fotos-carrossel-home-bg-black.jpg
 

Entendemos que a problemática da situação de rua é complexa e atinge vários âmbitos: social, político, econômico.

Nosso programa é focado na solução de problemas sistêmicos, contribuindo com a construção de um modelo de sociedade que além de sustentável gere abundância.


Atuamos por meio de múltiplas formas, através de ações socioeducativas, culturais, profissionalizantes e terapêuticas, a partir de três etapas: Triagem, Fazenda ARCAH e Reintegração Social.

 
 
icone-triagem.png

A Triagem é um serviço que prestamos dentro dos Centros de Acolhida parceiros e tem como finalidade selecionar e acompanhar uma parcela da população em situação de rua e que faz uso abusivo de drogas, de modo que possamos determinar, reciprocamente, – ARCAH e indivíduo –, se a vivência em comunidade atende ao desejo do futuro educando e se ele terá condições de concluir o programa na sua totalidade. Tal determinação se dá pela criação dessa possibilidade interna no indivíduo, ou seja, se ele acredita que sua ida para Fazenda é condizente com seu projeto de vida. 

A ARCAH também busca a criação de vínculo com a Rede Pública de Assistência SocialSaúde e as Instituições Privadas, pois seus serviços são extremamente importantes para a entrada na Vida Comunitária, já que a nossa estrutura não comporta equipamentos e estabelecimentos que realizem os exames necessários ou tenham a documentação exigida.

 
icone-fazenda-arcah.png

Vivência de três nos na Fazenda com atividades baseadas em princípios e técnicas permaculturais que estimulam o resgate dos papeis do ser humano no ecossistema, mediante contato com a origem dos elementos básicos da vida, bem como o resgate do prazer e a satisfação de fazer parte de uma comunidade, desenvolvendo amor próprio e autoestimadescoberta de si mesmo, percepção do outro e dos limites ecológicos. Mediante oficinas de capacitação e momentos pedagógicos, o aluno é incentivado a desenvolver uma reconstrução de seu projeto de vida, juntamente com a descoberta de seu propósito existencial autêntico e a criação de consciência de direitos e deveres na sociedade.

 
icone-reintegracao-social.png

A Reintegração Social é, por nós, entendida como o processo de conquista dos direitos humanos e de desenvolvimento da sua autonomia. Esse processo se dá desde a etapa da Triagem até a passagem pela etapa Vida Comunitária, garantindo atenção especializada ao indivíduo para que sua reintegração se constitua de maneira sólida. Neste processo, é imprescindível a articulação junto à Rede Pública de Atendimento – mais especificamente a Assistência Social e a Saúde – e as Instituições Privadas. Ao final do programa entendemos cada  educando de maneira individual de modo a construir a ponte necessária para concretizar o seu projeto de vida.

 
 

VÍDEO NOSSO PROGRAMA

 
 
 
 
 
fotos-carrossel-home-bg-black.jpg
 
 
 

SAIBA COMO PARTICIPAR

Para participar das nossas ações e fazer parte da nossa família é muito fácil!
Basta se inscrever para ser um voluntário ARCAH. Nosso time de pessoas entrará em contato com você!