PROJETO PILOTO

Imagine um lugar no qual as pessoas consigam entender a fundo seus reais problemas e criem condições para o começo de uma nova vida. Imagine que todo esse processo inclui o aprendizado da Permacultura para garantir o entendimento dessa realidade.
Esse foi o nosso Projeto Piloto.
Em 2012, conhecemos o Humberto uma pessoa que saiu da situação de rua e iniciou um projeto de acolhimento a esta população, chamado de Missão Alvorada.
Na Missão Alvorada, os conviventes passam cerca de dois anos sendo capacitados para serem reintegrados na sociedade de maneira efetiva. Durante esse tempo, os conviventes respeitam um cronograma restrito com diversas normas e obrigações, pois, assim, é estimulado que eles reaprendam a viver em sociedade.
Emocionados pela história de superação e de amor ao próximo, o time da ARCAH, iniciou, em novembro do mesmo ano, uma parceira com a Comunidade Terapêutica Alvorada, com o desenvolvimento de uma oficina de esportes. Além de desenvolvermos a habilidade dos conviventes em diversos esportes (futebol, futebol americano, basquete, golfe, aulas de funcional), acreditamos que o esporte atua como um forte aliado na redução de danos causados pela dependência química e uso de bebidas, além de ser fundamental para condicionamento físico e saúde.
Em Julho de 2014, João Lotufo, voluntário da ARCAH e permacultor de formação, mudou-se para a fazenda em Cotia para dar aulas de permacultura para os conviventes e ajudar na dinâmica de funcionamento. Em Outubro do mesmo ano, nosso diretor de Operações, Rodrigo Flaire, também permacultor, mudou-se para Alvorada para auxiliar no trabalho.
O projeto foi crescendo e nossos colaboradores passaram a dar aulas semanais sobre o tema e a desenvolver trabalhos de Permacultura com os conviventes da fazenda. Foram desenvolvidos inúmeros projetos que, além de ajudar no crescimento da Instituição, estavam sempre pautados nos princípios éticos da permacultura e, consequentemente, em total sintonia com o meio ambiente.
Dentre os trabalhos desenvolvidos, destacam-se o: plantio de horta, inclusão de uma composteira, trator de galinha, cisterna, produção de shitake, produção de gazebos, reforma da mata ciliar, galinheiro de pallet, lâmpada de garrafa pet, aquecedor de água solar, desidratador de frutas solar, minhocário, berçário de mudas, oficinas de bioconstrução (cozinha caipira de tijolo de adobe e forno de barro).
Além disso, a ARCAH forneceu toda a assistência necessária para melhoria da estrutura do local, com o estabelecimento de rotina para todas as áreas (cozinha, Permacultura, limpeza), compra de mantimentos, contratação de uma nutricionista para elaboração de cardápio condizente com as atividades e necessidades realizadas pelos conviventes, compra de colchões, cobertores, materiais de escritório, entre outros.
Em dezembro de 2015, tomou-se a decisão de sair do programa Missão Alvorada para a elaboração de um projeto da ARCAH completamente independente e pautado sob a construção da nossa metodologia. Um passo adiante para a construção do nosso grande sonho.