Permacultura

Conceito criado na década de 70 na Austrália, a partir da união das palavras Permanente e Cultura, que combina aprendizados de civilizações antigas com tecnologias modernas.
A Permacultura possui três princípios éticos, que são: cuidar da terra, cuidar das pessoas e compartilhar os excedentes. Tais princípios estão baseados na percepção de que a natureza funciona sempre em cooperação entre as espécies, gerando abundância em todos os sentidos. Devemos, portanto, sempre trabalhar a seu favor e nunca contra a natureza.
Um princípio básico dessa metodologia é o conceito de múltiplas funções para o elemento que se encontra dentro de um ecossistema. Ou seja, todo e qualquer elemento deve ser responsável por duas ou mais funções. Por exemplo, o telhado, além de nos proteger, é utilizado para a captação da água da chuva.
Acreditamos no uso dessa metodologia para nosso projeto, pois precisamos reaprender com a natureza como utlizar os elementos, criando ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.
Quer saber mais?
ARCAH’ s Therapeutic Permacultural Yard
ARCAH’ s Therapeutic Permacultural Yard – Parte 2
ARCAH’ s Therapeutic Permacultural Yard – Parte 3
Relato do PDC on-line de Geoff Lawton para uma Fazenda-Social CT