NOSSO PROGRAMA

A ARCAH foi criada com o propósito de resgatar a cidadania de forma holística e integral, tendo como principal foco a emancipação de indivíduos em situação de rua e com dependência química.
A partir de um profundo estudo de casos ao redor do mundo, detectamos uma clara conexão entre problemas sociais e ambientais, fatores que combinados colaboram diretamente com a continuidade da pobreza extrema e, consequentemente a situação de rua em centros urbanos.
Nosso programa é focado na solução de problemas sistêmicos, contribuindo com a construção de um modelo de sociedade que além de sustentável gere abundância. Nosso programa é pautado na Permacultura e inspirado na comunidade de San Patrignano na Itália, instituição com os maiores índices mundiais de sucesso na causa.
Atuamos por meio de múltiplas formas, visando recuperar o potencial e a autoestima de pessoas em vulnerabilidade social extrema, valorizando talentos e multiplicando capacidades, através de ações socioeducativas, culturais, profissionalizantes e terapêuticas, a partir de 3 etapas.

Triagem

Identificação, convivência e criação de vínculos com indivíduos em situação de rua, bem como em centros de acolhida, que por meio de escolha consciente e voluntária estejam dispostos a passar pelo programa de vida comunitária na Fazenda ARCAH durante 2 ou 3 anos.

Fazenda ARCAH

Vivência de 2 ou 3 nos na Fazenda com atividades baseadas em princípios e técnicas permaculturais que estimulam o resgate dos papeis do ser humano no ecossistema, mediante contato com a origem dos elementos básicos da vida, bem como o resgate do prazer e a satisfação de fazer parte de uma comunidade, desenvolvendo amor próprio e autoestima, descoberta de si mesmo, percepção do outro e dos limites ecológicos. Mediante oficinas de capacitação e momentos pedagógicos desenhados, o aluno é incentivado a desenvolver uma reconstrução de seu projeto de vida, juntamente com a descoberta de seu propósito existencial autêntico e a criação de consciência de direitos e deveres na sociedade.

Reintegração Social

Início do retorno do aluno à sociedade, conquista de seu novo modo de vida e o encontro com sua nova realidade e papel social.